• João Batista Chagas

Barnabé


Ovelha sadia sempre dará cria! Quem alimenta a ovelha recém nascida é a ovelha mãe, aquela que a gerou.

O nome não era Barnabé, mas sim José! Natural de Chipre, uma ilha ao sul da Turquia, muito próspera. Era levita, portanto era um adorador.

*Barnabé foi o discipulador de Paulo.

Barnabé é transliterado do hebraico para o grego: no original vem de duas palavras: Bar, Filho e Nabé (paraclisses) vem da mesma raiz de paracletos, foi o nome que Jesus deu ao Espírito Santo! Jesus diz aos discípulos que vai embora, mas deixarei convosco o paracletos, o consolador, o Espírito Santo. Portanto podemos dizer que Barnabé é “Filho da consolação”.

Paracletos é alguém que vem ao lado para encorajar, animar, apoiar, ser amigo íntimo.

É como se Barnabé trouxesse a memória dos discípulos o Espírito Santo que Jesus tanto falava.

Podemos dizer “Filho do Espírito Santo”! Ganhou o nome atrelado ao que fazia muito bem.

Na Bíblia, Bar sempre significa Filho. Ex: Barrabas – Filho dos pais, porque está no plural. Jesus morreu por todos os pais e por todos os filhos. Barjonas – Filho de Jonas. Bartimeu – Filho de Timeu.

Se quero ser como Barnabé preciso ser desprendido das coisas materiais, mas também do meu tempo, mesmo o de descanso. Abrir mão do que parece ser meu por direito.

*Atos 9:26 “E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.”

Paulo era um novo convertido e estava procurando integração com a igreja de Jerusalém. Mas todos o temiam! Paulo não tinha a “cara” de crente, estava sendo julgado: “Será que ele realmente converteu?”.

A Bíblia diz que todo recém nascido é carnal, frágil como bebê recém nascido. Não podemos rejeitá-los, mas sim amá-los.

*Atos 9:27 “Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

“Mas Barnabé, tomando-o consigo”, se não fosse por Barnabé talvez Paulo não existisse! Barnabé precisa ser a inspiração da nossa vida cristã.

Precisamos resgatar os valores da igreja primitiva para darmos os mesmos resultados daquela igreja: construir relacionamentos, tirar tempo com as pessoas, tomá-las conosco.

Não temos tempo para ir atrás das ovelhas que estão afastadas e isso na Bíblia só tem uma tradução: pecado!

*Atos 9:28-29 “Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e discutia com os helenistas; mas eles procuravam tirar-lhe a vida.

Barnabé entrosou Paulo! O defendia mesmo quando Paulo discutia com todos na ânsia de defender o evangelho.

*Atos 9:30-31 “Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesaréia e dali o enviaram para Tarso. A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

A igreja então manda Paulo para Cesaréia, depois para Tarso, como que desprezando a Paulo.

*Atos 11:19. Como a igreja de Jesus chegou a Antioquia onde era totalmente gentílica.

*Atos 11:22-24 “A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.”

A primeira coisa que Barnabé fez: “Viu a graça de Deus na vida das pessoas”! Os exortou em amor, ou seja, os encorajou, animou...

Poderia ter dito que era de uma mega igreja de Jerusalém e achar que sabia fazer tudo muito melhor, mas ele se compadeceu porque entendeu que eram gentios recém convertidos.

Não basta conhecermos a Bíblia, mas termos intimidade com o autor dela.

Barnabé os encorajava e muitos deles se uniam ao Senhor! Feliz a igreja que tiver um Barnabé. Precisamos multiplicar os Barnabé ou reavivar o que está em nós!

*Atos 11:25-26a “E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia.”

Barnabé partiu a procura de Paulo em meio a todo o avivamento que estava acontecendo, não esqueceu do grande amigo e escolhido de Deus, Saulo.

Tudo indica que não havia igreja em Tarso ainda. Saulo era um candidato a se desviar porque não havia ninguém cuidando de sua alma.

Será que ele não estava duvidando de seu chamado?

Quantos Saulos estão trancados em suas casas se sentindo rejeitados por tudo e por todos, começando a desacreditar no chamado de Deus pra suas vidas.

Saulo era um recém convertido cheio de inseguranças e medos, mas Barnabé acreditou nele, não desistiu e o convenceu a ir com ele.

-------------------------------------------------

Atos 11:19-30

Atos 4, Barnabé o doador!

O que tenho doado para minha igreja, para o ministério de Cristo. Consolo, dinheiro, ajuda ou intrigas, desconfiança, desânimo.

Atos 9:27-28, Barnabé o apóstolo

Foi o primeiro mestre cristão na vida de Saulo, porque Gamaliéu não era cristão.

Barnabé causa uma transformação em toda a igreja porque vai discipular aquele que era acusado de assassino e vai ensiná-lo a fazer discípulos como Jesus fazia. Efésios 5:1

Atos 13:1-3, Barnabé profeta, mestre e apóstolo. Atos 14:14

Orava e jejuava dando ouvidos a voz do Espírito Santo e assim era abençoado.

Atos 13:15-16 / 44-46 Invejado.

-------------------------------------------------

Atos 4:32

Atos 9:23 Desejavam mata-lo.

Paulo abria a boca para pregar e desejavam prendê-lo ou matá-lo, era enfático e tinha tolerância zero enquanto Barnabé era o filho da consolação.

Temos muitos Paulos e poucos Barnabés!

Paulo ficou 14 anos em Tarso sendo preparado pelo Espírito Santo para o ministério.

Atos 11:19 Quando Deus quer que a igreja se multiplique, o povo e a terra o que ele faz?

Os discípulos estavam acomodados em Jerusalém, porém por causa de Estevão é preciso que eles fujam para outros lugares e comecem a evangelizaar até mesmo os gregos que tinham muitos deuses. Mas crente recém convertido comete muitos erros. Agora eles estão na igreja de Antioquia, uma igreja novinha em Cristo, não sabiam como adorar um Deus único.

Deus não nos faz prontos, nos faz bebês na fé e nos dá tempo para crescer.

#Artigos

171 visualizações

Av. José Loureiro da Silva, nº 787

Carvalho Bastos  |  Camaquã  |  RS

+55  51  3671  5658

© 2019 Associação Comunidade Cristã de Camaquã