• Estela Chagas

Senaqueribe X Ezequias


Texto: 2º Crônicas 32:1-23

Senaqueribe (deus da lua): desafiou Judá a menor das tribos – 700 anos antes de Cristo. Havia tomado 46 cidades. Era imbatível.

Cercou o rei de Judá. Humanamente era impossível vencê-lo.

O mensageiro Rabsacá faz um discurso para motivar o povo a desistir. Traz uma situação invencível, insuperável, impossível. Chegou a época da derrota.

Teremos que em determinado momento encarar a “Senaqueribe” e permanecer vivos! Fases em que passaremos por situações que aparentemente não têm solução.

O rei estava mandando dizer: desta situação vocês não escapam.

Estratégia de Satanás para nos levar a derrota

O inimigo somente luta conosco depois de nos estudar. Do jeito que estamos decididos a vencer somos um problema para ele, não somos bem-vindos no inferno.

1) Tirar a fé: entrou no estado psicológico do povo. “Ninguém foi forte suficiente para me vencer”.

Antes de lutar cara a cara, o diabo quer nos vencer na mente, no local onde decido tudo, na minha fé, não quer que eu entre no campo de batalha.

Quer que olhe somente para quem não conseguiu, não vai me deixar olhar para quem teve grandes vitórias... Quem você pensa que é...

Judá ficou calado, não abriu diálogo com o diabo. Quando não temos o que falar, precisamos ficar em silêncio, clamar em silêncio, porque vamos confundir o diabo.

O Espírito Santo entra em mim, me sonda e vai a Deus falar tudo o que estou sentindo. Meu gemido tem o poder de uma bomba atômica diante do diabo. Minha boca calada fala muito diante de Deus. Quando oro em espírito ele não consegue entender.

Jesus foi cordeiro mudo! A minha fé não sairá diante das investidas do diabo.

2) Promete bênçãos: comigo vocês não passarão fome... Terão paz... Água fresca...

Quando ele não consegue nos tirar a fé, vai nos colocar algo na frente para abandonarmos Judá. Vai tentar nos afastar da Igreja, do fogo.

O salário que o inimigo me oferece não é suficiente para comprar a minha salvação e a eternidade.

3) Declarou que tinha libertação de Deus: vocês pensam que não foi Deus que me mandou aqui? Tem muitos mensageiros do inimigo em forma de anjo.

4) Inverteu a verdade e o erro: Ezequias havia tirado todos os altares e postes-ídolos. Será que não é por isso que tantas coisas estão acontecendo? Será que não é melhor voltar? Deus está em pé no trono esperando para ver nossa atitude.

5) O diabo exagera o poder dele: “Sumo rei!” Ninguém me venceu. Ele quer que pensemos que contra ele é impossível. Não temos poder contra o inimigo, a situação realmente é impossível, mas isso é somente para mim, porque para Deus tudo é possível quando resolve agir não há nada nesta unidade entre Deus e minha fé que possa ir contra os desígnios dele. O inimigo só tem poder contra mim. Deus vai entrar em minha vida com palavras de bênção e rechaçar com a maldição!

Estratégias de Ezequias

1) Fidelidade e honestidade: não podemos lutar contra o diabo com as armas dele. Não podemos ser desonestos e sujos como ele.

As coisas ruins chegam para as pessoas boas também. Com Jesus no barco também vem tempestade.

A luta não tem poder de me tirar do alvo, mas de me deixar mais forte. A prova tem o poder de me fazer sair aprovado. Quando luto com as armas de Deus ele me faz sair em vitória. Precisamos pedir para Deus analisar nossas armas! Se eu for honesto na luta, Deus estará lutando ao meu lado.

2) Se dispuseram para trabalhar: Deus não abençoa preguiçoso. É tempo de trabalhar ainda que estejamos no meio de uma guerra. Exemplo do garoto que aprendeu a amarrar os cadarços.

Vitória dá trabalho! Mas muitas vezes queremos passar na fila e receber a bênção. Você jamais pode querer ter vitória sem esforço. Neemias levantou os muros em apenas 52 dias.

3) Tapou as brechas: antes de começar a guerra preciso tapar as brechas. Ezequias sabia que não tinha chance, mas parou, orou e pediu direção. Tapou a brecha da fonte de água!

Quem não vence não cuida das brechas. Não posso jejuar e orar apenas quando estou precisando, tenho que orar e jejuar pra nunca precisar.

4) Quando Ezequias foi lutar, declarou total dependência de Deus.

Todas as vezes que declaro total dependência de Deus ele me assume.

Satanás tem as estratégias dele, temos que ter as nossas, mas na hora que entrar em ação as estratégias ordenadas por Deus entrará o sobrenatural e mesmo que eu me canse, o meu Deus não dorme.

Quando Ezequias foi dormir, Deus analisou o que cada um tinha feito e então liberou o anjo para dar vitória a quem merecia! Matou todos os oficiais.

Deus confundirá todos aqueles que estão vindo contra mim e não saberão o que fazer porque Deus entrará em ação quando menos esperar. Deus entra com vitória até mesmo durante a noite.

#Artigos

491 visualizações

Av. José Loureiro da Silva, nº 787

Carvalho Bastos  |  Camaquã  |  RS

+55  51  3671  5658

© 2019 Associação Comunidade Cristã de Camaquã